Quarta-feira, 28 de setembro: Alexandre de Moraes, general Paulo Sergio e Valdemar Costa Neto durante visitação à sala de apuração do TSE (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE).

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, reuniu-se com o ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira, na véspera da divulgação pelo partido de Jair Bolsonaro de um relatório “técnico” com ataques às urnas eletrônicas e ao TSE.

O general Paulo Sergio vem encabeçando uma verdadeira guerra movida pelos militares, em associação com Bolsonaro, contra a credibilidade do sistema brasileiro de votação eletrônica. No próximo domingo, 2, dia da eleição, o Ministério da Defesa fará uma “apuração paralela” dos votos digitados em 385 urnas eletrônicas.

Valdemar Costa Neto e Paulo Sergio Nogueira se reuniram às 11:00h da última terça-feira, 27, no prédio do Ministério da Defesa, segundo consta na agenda do ministro. A pauta da reunião não foi divulgada.

Nesta quarta-feira, 28, Valdemar e Paulo Sergio estiveram no TSE para uma visitação à sala de totalização do votos. A visitação foi promovida pelo presidente da Justiça Eleitoral, Alexandre de Moraes, para “mostrar o óbvio”.

“Nós realizamos hoje uma visitação à sala de totalização exatamente para mostrar o que já é óbvio, mas sempre é importante atuar com transparência, com lealdade a todos aqueles que fazem esse processo eleitoral para demonstrar que é uma sala como vocês puderam ver: é uma sala aberta, é uma sala clara, não é? Não é nem sala secreta, nem sala escura”, disse Alexandre de Moraes logo após a visitação.

Poucas horas depois, o TSE experimentou pela enésima vez o fel de que a “lealdade a todos aqueles que fazem esse processo eleitoral” não é recíproca: após a visitação, o PL divulgou um documento no qual o partido afirmar haver “vulnerabilidades relevantes” nas urnas eletrônicas que seriam fruto de um “quadro de atraso” no TSE em relação a “medidas de segurança da informação”.

Sobre o PL apontar um “quadro de atraso” no TSE a quatro dias do primeiro turno, no início de agosto este Come Ananás mostrou que os militares, com o general-ministro Paulo Sergio à frente, estavam trabalhando para criar um clima de que não haveria tempo hábil para eleições seguras.

O relatório do PL com ataques às urnas eletrônicas e ao TSE foi divulgado à imprensa na tarde desta quarta pelo vice-presidente do partido, o deputado federal Capitão Augusto. Após a visita ao TSE pela manhã, o único compromisso do general-ministro Paulo Sergio na tarde desta quarta foi uma outra reunião no Ministério da Defesa, esta com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Come Ananás mostrou que o autor do parecer do PL contra a urna eletrônica tentou patentear a urna eletrônica.

O TSE reagiu ao documento do PL classificando-o como “falso” e “mentiroso”, e determinou “apuração de responsabilidade criminal de seus idealizadores”.

Apoie o Come Ananás com assinatura ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Estas são as chaves Pix do Come Ananás:

Celular
(24) 98828-1201
E-mail
pix@comeananas.news
CNPJ
43.651.012/0001-99

Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário