Chama-se Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) a unidade militar que nesta terça-feira, 10, irá com tanques, armamentos e outros meios até a Praça dos Três Poderes “entregar um convite” a Jair Bolsonaro para que o presidente assista a um exercício militar no interior de Goiás.

A FFE abriga, como parte destacada da sua estrutura, o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, conhecido como Batalhão Tonelero ou Comanf (Comandos Anfíbios).

O Batalhão Tonelero foi criado na Ditadura, no governo Médici, e sua primeira formação teve oficiais oriundos do Curso de Contra-guerrilha da Escola Naval. Bope da Marinha, seu símbolo é também à moda “faca na caveira”, mas, em vez de faca, um raio perfurando o osso frontal e saindo pela mandíbula.

Em 1972, a Força de Fuzileiros da Esquadra recebeu ordens do Comando da Marinha para eliminar militantes da Guerrilha do Araguaia. O Batalhão Tonelero foi criado em 1971.

Ex-líder do governo na Câmara, o deputado Major Vitor Hugo (PSL) esteve há poucos dias na sede do Batalhão Tonelero, no Rio de Janeiro. Na mesma data, Vitor Hugo disse ter destinado R$ 200 mil em emendas impositivas individuais aos “caveiras” da Marinha.

O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão Tonelero, Comanf, esteve sob o comando do general Augusto Heleno no Haiti.

Os tanques, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra estão a caminho de Formosa, Goiás, para um treinamento conjunto com o Exército e a Aeronáutica. Nisso, vão dar só uma entradinha na Praça dos Três Poderes, para darem uma palavrinha com o verme.

Nesta segunda-feira, 9, Arthur Lira disse se tratar de uma “coincidência trágica” que isso vá acontecer justamente no dia marcado por ele para o plenário da Câmara decidir sobre o “voto auditável”.

Foi importante o presidente da Câmara vir a público se pronunciar sobre o horóscopo. Por esses dias parece que há mesmo alguma tensão dos signos com Netuno.

Apoie o Come Ananás com Google ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Esta é a chave Pix do Come Ananás:

pix@comeananas.news

* Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário