Numa coincidência, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro está fazendo na manhã desta quarta-feira, 2, uma operação na favela de Cinco Bocas e em outras localidades “tomadas por bandidos” em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio. Estão mobilizados helicópteros e todos os batalhões policiais da Zona Norte.

O motivo informado da grande operação foi um ataque a tiros a um carro que entrou por engano numa das favelas da região. Mãe e filho estavam no carro e foram baleados. O rapaz está no hospital em estado grave.

É uma coincidência, porém, porque em Cinco Bocas existe uma comunidade de imigrantes congoleses; porque era em Cinco Bocas que vivia Moïse Mugenyi Kabagambe, o congolês assassinado a pauladas no dia 24 de janeiro num quiosque na Barra da Tijuca; porque nos últimos dois dias o crime vem gerando grande comoção no Rio; porque a polícia do Rio parece especialmente empenhada em varrer o crime para debaixo do tapete; porque paira a suspeita de que Moïse foi morto pela máfia carioca ligada à polícia, vulgo “milícia”.

O programa Bom Dia Rio, da Rede Globo, ao dar a notícia da operação – “notícia do dia” -, exibiu a imagem de uma pistola 9 milímetros. A arma foi apreendida com um homem preso em Cinco Bocas. A informação foi enviada ao jornalismo da Rede Globo pelo porta-voz da PMRJ, tenente-coronel Ivan Blaz. A pistola tinha um adesivo amarelo com a inscrição “5 Boca” colada na empunhadura.

Rapidamente surgiu a informação de que a pistola foi comprada na Turquia. “Imagina o caminho que essa pistola fez até chegar a essa comunidade do Rio de Janeiro”, disse o apresentador do jornal.

Apoie o Come Ananás com Google ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Esta é a chave Pix do Come Ananás:

pix@comeananas.news

* Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário