Um grande encontro armamentista será realizado no feriadão da Independência em Itu, São Paulo, cidade que fica a uma hora de carro da capital do estado. Trata-se do World Combat Conference (W2C) Brazil 2021. Apresentado por seus organizadores como o “maior evento de combate urbano do mundo”, o evento vai acontecer no maior clube de tiro da América Latina. o complexo BASE ArmaLite.

Com preço de inscrição de R$ 1.380, o W2C Brazil 2021 começa no próximo sábado, 4, e termina no feriado de 7 de setembro. É o dia em que a avenida Paulista será ocupada à tarde por apoiadores de Jair Bolsonaro, com previsão de presença do próprio Bolsonaro, a fim de, segundo o presidente, dar o “último recado” ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

Vão participar da W2C Brazil 2021 profissionais de segurança pública, agentes da segurança privada, militares das três Forças Armadas e atiradores esportivos. Só de instrutores de armamento e tiro serão nada menos que 600, além de palestrantes e autoridades. A maioria dos instrutores, palestrantes e autoridades é de policiais civis e federais e comandantes de polícias militares.

Estarão também em Itu alguns instrutores de tiro estrangeiros. Um deles é Rich Graham, um conhecido sniper da Marinha americana. Outro é o também americano Rigo Durazo, dono de um clube de tiro que tem 260 unidades espalhadas nos EUA. Quem também foi anunciado pela organização do W2C Brazil é o italiano “especialista em anti e contra-terrorismo” Giovanni Piero Spinelli.

Dois cabos e um soldado

Gianpiero Spinelli já foi preso por aliciar militares brasileiros para atuarem como mercenários no Iraque ganhando seis vezes o salário de um cabo do Exército de Caxias. Na época, foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar se Spinelli contou com a cumplicidade de um oficial do Exército para que dois sargentos, dois cabos e um soldado atraídos pela proposta fossem treinados no Campo de Instrução de Gericinó, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Entre os da Pátria Amada, Brasil, um dos palestrantes da W2C 2021 será Marcos Eduardo Ticianel Paccola, que participará na qualidade de presidente da Associação Brasileira de Operações Especiais. Oficial da Polícia Militar de Mato Grosso, Marcos Paccola ocupa atualmente o cargo de vereador em Cuiabá pelo Cidadania. Há dois anos, em setembro de 2019, Paccola foi preso sob a acusação de ter adulterado registros de armas de fogo.

Há uma semana, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, pediu que Paccola deixasse o partido após o vereador gravar um vídeo chamando à participação nos atos bolsonaristas de 7 de setembro. No vídeo, Paccola aparece tendo ao fundo um cartaz de “fora STF”. No vídeo, Marcos Paccola diz que “Alexandre de Moraes tem sido um ativista defensor da implantação do socialismo no Brasil”…

Outro palestrante confirmado para o encontro armamentista do feriado de 7 de setembro em Itu é o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Eduardo Aggio de Sá. Hoje, Eduardo Aggio trabalha no quarto andar do Palácio do Planalto. Ele ocupa o cargo de subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República.

Eduardo Aggio faz selfie com Bolsonaro ao fundo, em reunião.

O lutador de jiu-jitsu Royce Gracie também estará lá, como instrutor.

Não consta no site oficial do W2C Brazil, mas um jornal local de Itu dá conta de que Eduardo Bolsonaro também é presença confirmada no evento.

Trump Jr.

O proprietário do clube de tiro BASE ArmaLite é o empresário José Augusto Schincariol. O nome do clube indica ligação com a empresa armamentista americana ArmaLite, bem como os três fuzis da marca que o clube vende via Whatsapp. A ArmaLite é inventora do fuzil AR-15. Hoje, a empresa pertence à também americana Strategic Armory Corps (SAC).

O site do clube diz que o BASE ArmaLite, na verdade, “tem como atividade principal o Showroom da Strategic Armory Corps com exposição, oficina e atendimento pós-venda no Brasil de nossas indústrias nos Estados Unidos”.

Outras marcas de armas de fogo da SAC são a McMillan, a Firearms, a Nexus e a Surgeon Rifles, que faz a cabeça de Donald Trump Jr:

‘Deus, Família, Nação’

Há poucos meses, quando o W2C Brazil 2021 mudou de data, sendo adiado de junho para o feriado da Independência, o clube sorteou um fuzil, uma pistola e uma espingarda calibre 12 “para compensar este necessário esforço de adaptação”.

A edição de 2021 é a segunda do W2C Brazil. A primeira também aconteceu durante a pandemia, em outubro do ano passado, também no clube de tiro BASE ArmaLite, em Itu. Um vídeo da W2C 2020 mostra a palestra sobre “liderança extrema”, dada pelo comandante do Bope/RJ, tenente-coronel Maurílio Nunes, terminando com a grande plateia de pé e aos gritos de “caveira! Caveira! Caveira!”.

Recentemente, o Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo firmou convênio com o Clube de Tiro Base ArmaLite. A presidente do sindicato, Susanna do Val Moore, é prima do senador bolsonarista – e armamentista – Marcos do Val. O vídeo promocional do clube de tiro BASE ArmaLite mostra agentes da Polícia Federal e da Polícia Militar de São Paulo praticando tiro ao alvo e combate veicular em suas instalações.

O vídeo promocional do clube de tiro BASE ArmaLite termina com uma variação do slogan integralista: “Deus, Família, Nação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *