Se não por mais nada, a vitória de Gabriel Borić na eleição presidencial no Chile deveria ser saudada por todos os democratas, imprensa “a serviço do Brasil” inclusive, porque ela representou o bloqueio, suado, da chegada ao Palácio La Moneda de um pinochetista que, por exemplo, prometeu em campanha “prender pessoas em lugares que não sejam cadeias” – em campos de concentração como os da ditadura de Augusto Pinochet.

Em vez de demonstração, tímida que fosse, de um tiquinho de alívio, por assim dizer; em vez de marcar posição, digamos, pelo “mundo livre”, como tanto ora se faz em relação à chancelaria de Angela Merkel, uma conservadora em fim de mandato na Alemanha, os três maiores jornais do Brasil resolveram noticiar a vitória de Borić no Chile estampando em capa um termo francamente pejorativo, arrancado do léxico bolsonarista e caro à Internacional Steve Bannon, para se referir a Borić: “esquerdista”.

Sempre se poderá alegar a inocente mimetização do leftist anglo-saxão, como se inocente fosse o espraiamento da palavra “esquerdista” no Brasil simultaneamente à conotação de comedores de criancinhas – e das “liberdades” – que Donald Trump fez colar no termo em inglês.

Por que os jornalões brasileiros não desmontam logo essa máscara e tascam de uma vez “esquerdopata” nas suítes de amanhã sobre o resultado da eleição no Chile? Por que não chutar o urinol e adotar o termo cunhado por um notório articulista antipetista para pintar contornos de doença – mental – a todos que cheguem algo perto do (toc toc toc) campo popular?

Curioso. Quando o escancaradamente pinochetista-fascista-ultradireitista-pró-tortura-e-ditadura Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil em 2018, Folha, Estadão e O Globo também sintonizaram no termo para qualificá-lo em suas capas do dia seguinte.

Este: um pudibundo, singelo e frugal “deputado do PSL”…

Apoie o Come Ananás com Google ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Esta é a chave Pix do Come Ananás:

pix@comeananas.news

* Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário