Chico Buarque ombreou com o campo popular em todos os momentos históricos mais nevrálgicos do seu tempo, e via de regra pôs, põe seu imenso talento a serviço dos valores humanistas, progressistas, democráticos.

Já Sergio Reis, bem… Sergio Reis cerra fileiras com Jair Bolsonaro no golpismo setembrista e, a exemplo do grosso da música “sertaneja”, especula em sua “obra” com os piores preconceitos que grassam no seio das classes populares.

Mas, para o PSDB, diante de Chico Buarque, de um lado, e Sergio Reis, do outro, há, digamos, “uma escolha muito difícil” – título do famigerado editorial de 2018 do Estadão diante das candidaturas de Fernando Haddad e de Jair Bolsonaro à presidência da República.

“Basta ver em Chico Buarque e Sérgio Reis duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros”.

Foi o que disse o governador e presidenciável tucano Eduardo Leite em vídeo gravado por ocasião do 7 de setembro – e da tentativa de viabilizar uma “terceira via”, como se houvesse uma, entre a democracia e a barbárie.

Chico Buarque nivelado a Sergio Reis. Por essa Tony Blair e Anthony Giddens não esperavam – ou será que esperavam? – quando decidiram batizar de “terceira via” o desmantelamento do Estado de Bem Estar-Social europeu.

No mesmo vídeo, no mesmo afã por emplacar uma “terceira via” em 2022, o governador do Rio Grande do Sul esbarra mesmo no insólito ao sugerir que o Brasil de hoje, o da luta contra o fascismo, é “um Brasil de Gil contra o Caetano”.

Os tucanos, indefectíveis, bizarros, insistem em não descer do poleiro, ou melhor, do muro.

Apoie o Come Ananás com Google ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Esta é a chave Pix do Come Ananás:

pix@comeananas.news

* Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário