Caminhão da Fenavinho, a Festa Nacional do Vinho de Bento Gonçalves (Foto: Reprodução/Redes Sociais).

Baixou o Visconde de Cairu nos ricos de Bento Gonçalves.

Em “nota de esclarecimento” sobre o uso de trabalho escravo (desculpe, “análogo à escravidão”) por vinícolas que são orgulho da terra, da serra gaúcha, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves soltou uma nota, digamos, análoga à escrotidão.

Na nota, põe-se a culpa de “situações como esta” (as vinhas da escravidão) no… Bolsa Família!

Funcionaria assim: a falta de mão de obra seria “um grande problema” para os vinicultores de Bento Gonçalves, mesmo com “uma larga parcela da população com plenas condições produtivas”. É que, segundo a CIC, quem é forte para trabalhar não quer trabalhar porque prefere se encostar em “um sistema assistencialista que nada tem de salutar para a sociedade”.

No ano de Graça de 1781, um membro não da CIC, mas da Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, deu notícias do Brasil a um amigo de Portugal dizendo que os escravos abusavam “da mansidão do senhor para se conservarem na indolência e fugirem do rude trabalho de lavrar a terra”, e assim “enchem de mil amarguras a vida rusticiana”…

Apoie o Come Ananás com assinatura ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Estas são as chaves Pix do Come Ananás:

Celular
(24) 98828-1201
E-mail
pix@comeananas.news
CNPJ
43.651.012/0001-99

Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Participe da conversa

1 Comentário

  1. Quanto ao trabalho dito escravo, a empresa que foi contratada deve ser indiciada…fatos devem ser verificados na veracidade!
    Nossas Vinícolas são hedoneas!
    Sei da luta pra manter!

Deixe um comentário

Deixe um comentário