‘O primeiro debate dos candidatos a presidente da República andava morno na casa da hora e meia quando teve aquilo que os comentaristas de política costumam chamar de “ponto alto”.

Naquela altura, a jornalista Patrícia Campos Mello dirigiu a Lula, pedindo comentário de Ciro Gomes, uma pergunta sobre Ciro e Lula indo às turras – com Ciro, digamos, tomando a iniciativa – num quadrante decisivo da história do país.

Foi quando Lula estendeu a mão a Ciro Gomes, com toda deferência e respeito, e Ciro Gomes bateu forte na mão de Lula (é prudente pontuar: no sentido figurado), classificando-o como “encantador de serpentes” e daí para cima, ou melhor, para baixo.

Por falar em mãos, só faltou Ciro Gomes chamar Lula de “nove dedos”, como fazem os mais pedestres bolsonaristas, com o perdão do pleonasmo.

Ciro Gomes tem razão, e muita, em muitas das críticas que faz a Lula e ao lulismo. Isto é uma coisa. Aderir alegremente à mais tresloucada descompostura antipetista, é outra.

Após o “ponto alto”, ainda deu tempo de Ciro Gomes ressuscitar o “mensalão” e fazer esquete de “se o PT voltar” com Felipe d’Avila.

Ciro Gomes já está, de novo, em Paris.

O “ponto alto” do debate foi, infelizmente, um ponto baixo para o Brasil.

Apoie o Come Ananás com Google ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Esta é a chave Pix do Come Ananás:

pix@comeananas.news

* Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário