Kit garimpo ilegal: draga, mercúrio, caixa separadora de ouro e antena Starlink
No último 18 de julho saiu no Diário Oficial da União um Edital de Notificação da Superintendência do Ibama em Roraima “para identificação sobre a propriedade de bens apreendidos” – bens apreendidos entre setembro de 2023 e abril de 2024 em garimpos ilegais no entorno da Terra Indígena Yanomami.
No município de Mucajaí, por exemplo, foram apreendidas duas mangueiras para dragas, 300 quilos de cassiterita, três caixas de garrafas de cachaça, três fardos de cerveja, um fardo de cigarro, uma antena Starlink.
Em Iracema, o Ibama apreendeu um monomotor de alto desempenho, uma caminhonete Chevrolet Rodeio, 150 quilos de cassiterita, 25 gramas de ouro em pó, um modem Starlink, três antenas Starlink.
Em Alto Alegre, um quadriciclo Honda, 200 gramas de mercúrio, balsas de garimpo, pontos de apoio ao garimpo, acampamentos de garimpo, uma caixa separadora de ouro, um modem Starlink, três antenas Starlink, um sistema de conexão à internet Starlink.
Parece que, em matéria de comunicações, não são só as Forças Armadas do Brasil que hoje dependem da internet via satélite de Elon Musk para operar na Amazônia, elevando a um novo patamar a histórica dependência do militar brasileiro em relação à tecnologia das potências.
Resta saber o que é mais útil para um dos homens mais interessados do mundo em mineração, afinal, minerar: os dados do garimpo ilegal ou de quem deveria, mas não gosta muito de combatê-lo, como não gosta muito de indígenas, ainda mais se for Yanomami.
Ao contrário de cachaça, cerveja e cigarro, não se compra antenas de internet via satélite na birosca da esquina. No edital da Superintendência do Ibama em Roraima, porém, as antenas Starlink apreendidas aparecem como de proprietário “desconhecido”, como aliás seria de se esperar em um edital para identificação sobre a propriedade de bens.
O que não é de se esperar é que antenas que falam com as estrelas, mas não sobre seus donos, fabricadas por um bilionário estrangeiro que diz vigorar no Brasil uma ditadura, e que está em campanha para “derrubá-la”, virem item básico do garimpo ilegal na Amazônia, como draga, mercúrio e caixa separadora de ouro, e fique tudo por isso mesmo.