Foto de Rubaitul Azad na Unsplash

Investigada por abuso de poder econômico em sua cruzada para enterrar o PL das Fake News, a Google acaba de lançar no Brasil uma assim chamada Rede de Treinamento de Jornalistas da Google News Initiative.

O objetivo é “treinar 10 mil jornalistas com foco em profissionais pretos e comunidades locais minorizadas de todas as regiões do Brasil”; a intenção é “treinar grupos de profissionais para que eles apoiem o setor no desenvolvimento dentro do ambiente digital”.

“Após a capacitação, eles irão orientar organizações de notícias, coletivos, eventos e associações, ajudando-os em seus desafios online”, diz ainda a Google, que espera que sua rede, sua verdadeira tarrafa de “capacitação” da mídia não-hegemônica no Brasil alcance 300 redações.

A Google Brasil acaba de lançar também os Laboratórios de Transformação Digital, em parceria com a ANJ (Associação Nacional de Jornais), a Ajor (Associação de Jornalismo Digital), Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), a ABMD (Associação Brasileira de Mídia Digital) e a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão).

“Serão 300 horas de treinamentos e consultoria, divididos entre 9 laboratórios, que abordarão temas estratégicos, como crescimento de audiência e sustentabilidade financeira. O programa receberá até 250 pequenos e médios veículos jornalísticos do Brasil de forma gratuita”.

A Google também acaba de apresentar no Brasil a ferramenta Diagnóstico de Sustentabilidade Jornalística:

“Visando compreender, medir e habilitar a sustentabilidade dos negócios de notícias, a ferramenta, gratuita e 100% online, processa informações e dados de um negócio jornalístico e provê um diagnóstico detalhado visando a eficiência e desenvolvimento de empresas do ramo”.

A ferramenta Diagnóstico de Sustentabilidade Jornalística é um oferecimento da Google em parceria com a  FT Strategies, braço de consultoria do Financial Times, oração matinal do capitalista moderno.

Em 2020, a Google lançou o Startups Lab, em parceria com o Insper, think thank neoliberal que, imagina, não tem fins lucrativos. Trata-se de “um projeto pioneiro no Brasil e no Google para a aceleração de startups jornalísticas, visando estimular o crescimento e a sustentabilidade das empresas nascentes do segmento online”.

Já estão abertas as inscrições para a turma de 2023 do Startups Lab: “serão selecionados até 12 participantes para tirar suas ideias do papel em 8 semanas de mentoria e treinamento, mergulhando em questões fundamentais para o desenvolvimento de um novo negócio jornalístico”.

Nos suis do mundo, umas das maiores corporações do planeta joga a rede em 10 mil jornalistas, 300 redações, 250 pequenos e médios veículos jornalísticos do ambiente digital, tudo em dobradinha com entidades patronais, chocadeiras do neoliberalismo e órgãos de imprensa do grande capital transnacional.

Aí está algo que dificilmente será percebido como abuso de poder econômico, se é que de alguma maneira será percebido.

Apoie o Come Ananás com assinatura ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Estas são as chaves Pix do Come Ananás:

Celular
(24) 98828-1201
E-mail
pix@comeananas.news
CNPJ
43.651.012/0001-99

Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário