De um ex-participante do Big Brother Brasil a um vereador de Goiás, “influenciadores digitais” lucraram na internet com incitações aos ataques terroristas do 8/1. É o que aponta um relatório encaminhado à CPI do 8/1 pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A Folha de S.Paulo teve acesso ao relatório. Segundo reportagem do jornal, o vereador de Planaltina de Goiás Genival Fagundes (PL), por exemplo, chegou a faturar R$ 135 mil transmitindo ao vivo e in loco, via YouTube, a invasão da Praça dos Três Poderes.

O que a Folha esquece de informar é que o faturamento de canais como o de Genival Fagundes no YouTube é feito via ferramentas de “monetização” disponibilizadas pela Google, que morde uma fatia dos ganhos. A Google lucra com a intermediação entre incitadores e incitados do golpismo.

A reportagem diz que “o YouTube foi questionado sobre os usuários que transmitiram os atos de vandalismo, mas não respondeu até a publicação deste texto”. Por que o YouTube e a Google não foram, não são questionados por fazerem “rachadona” com bolsonaristas dos ganhos com fake news?

A Google, que, usando e abusando do seu imenso poder monopolista, sabotou o PL das Fake News dizendo que o projeto poderia “obrigar o Google a financiar notícias falsas”.

“É uma forma de ganhar dinheiro para quem está sem oportunidade”, disse no ano passado à ProPublica a diretora do Netlab da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marie Santini, sobre os editores de sites de fake news que ganham dinheiro com os sistemas de anúncios da Google.

E completou:

“Mas quem está ganhando dinheiro em grande escala? Claro, é a plataforma, a Google”.

Apoie o Come Ananás com assinatura ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Estas são as chaves Pix do Come Ananás:

Celular
(24) 98828-1201
E-mail
pix@comeananas.news
CNPJ
43.651.012/0001-99

Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário