Desfile cívico-militar de 7 de Setembro de 2022 e comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil).

Em Brasília, como esperado, Jair Bolsonaro transformou em ato de campanha eleitoral o evento oficial da presidência da República de comemoração dos 200 anos da independência do Brasil.

Com direito a comparações e ataques à candidatura de Lula à presidência, inclusive silenciando, no palanque, para deixar ecoar livre o coro da sua laia de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Atrás do presidente, a primeira-dama enfileirava sussurros de “amém”, além de ouvir sem ruborizar seu marido puxar outro coro: “imbroxável, imbroxável, imbroxável, imbroxável, imbroxável”.

Do mesmo modo, Bolsonaro baixou o microfone para deixar uma vaia ao Supremo Tribunal Federal ecoar pela esplanada dos ministérios.

É crime eleitoral.

E aí?

Em sua coluna na Folha de S.Paulo do último domingo, 4, disse Janio de Freitas:

“Bolsonaro não poderia estar em disputa eleitoral. Sua candidatura é ilegítima. Os delitos quase diários que enfileira não deixaram de ser delitos por se tornarem aceitos, à força da repetição mas, sobretudo, à falta de que as instituições determinadas pela Constituição — Congresso, Judiciário e Procuradoria-Geral da República à frente — cumpram o seu dever”.

“No Judiciário, os ímpetos de um e de outro não atenuam a passividade da mais que duvidosa conveniência de não ‘desestabilizar’ o país. Sem se indagar que estabilidade seria essa, de um país em devastação geral, nas mãos de um governo delituoso, deliberadamente delituoso”.

“Bolsonaro está em campanha diária, por todo o país, com os recursos dos cofres públicos. A cada dia um ‘evento oficial’ dispensa de gasto. Nossos impostos custeiam o que a maioria não quer. E a essa igualdade de condições estamos forçados a chamar de eleição democrática”.

E aí?

Apoie o Come Ananás com Google ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Esta é a chave Pix do Come Ananás:

pix@comeananas.news

* Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário