Foto: Reprodução/Redes sociais.

A repórter Bela Megale informa n’O Globo que o senador Eduardo Girão nada mais, nada menos que embarcou para o continente errado, junto com outros parlamentares de extrema-direita, para entregar uma “denúncia” de “violação de direitos” dos presos do 8/1.

Diz Bela Megale:

“O destinatário do documento, conforme disse o senador no vídeo que divulgou, é o embaixador Sérgio França Danese, chefe do escritório do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). O problema é que o grupo de parlamentares errou o procedimento e o endereço”.

“Quando uma denúncia é peticionada em um órgão multilateral, o correto é ir aonde ele funciona. Neste caso, como o destinatário é o Comitê de Direitos Humanos da ONU, os parlamentares deveriam ter apresentado o documento em Genebra, na Suíça, onde acontecem as sessões do comitê, segundo advogados e membros do Itamaraty ouvidos pela coluna”.

Pobre Girão. O caso é que, como notou Jorge Luis Borges, “diferentemente de outras cidades, Genebra não é enfática. Paris não ignora que é Paris, a decorosa Londres sabe que é Londres, Genebra quase não sabe que é Genebra. As grandes sombras de Calvino, de Rousseau, de Amiel e de Ferdinand Hodler estão aqui, mas ninguém as evoca para o viajante”.

Em sua defesa, o viajante, o turista “acidental” não chegou a citar Borges – “pombas, Genebra não é enfática” -, mas tentou rebater Bela Megale, e a emenda saiu pior que o soneto:

Quer dizer que o senador Eduardo Girão embarcou para Nova Iorque com uma delegação de deputados e senadores para entregar uma “denúncia”, quando “o processo é feito online”?

Eduardo Girão supera assim o que parecia insuperável: a viagem do deputado e seu xará Eduardo Bolsonaro ao Catar no fim do ano passado, durante a última Copa do Mundo, para entregar pen drives com “denúncias” também sobre o Brasil, porque “a Fifa tem mais membros que a ONU”…

Eduardo, o senador, diz que “não foi gasto um centavo de verba pública” no girão da extrema-direita em Nova York. A conferir.

Apoie o Come Ananás com assinatura ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Estas são as chaves Pix do Come Ananás:

Celular
(24) 98828-1201
E-mail
pix@comeananas.news
CNPJ
43.651.012/0001-99

Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário