Numa eventual enquete, seria duro escolher, entre três opções apontadas arbitrariamente, o editorial mais calhorda da Folha de S.Paulo publicado neste século da Graça.

No anno domini de 2009, teve o editorial da “Ditabranda” – “caso do Brasil entre 1964 e 1985”. Os mortos e desaparecidos da ditadura brasileira (enfim, os mortos) mandam lembranças à Barão de Limeira, 425, Campos Elísios, São Paulo, Brasil.

Em 2020, em plena pandemia – em pleno genocídio -, teve o editorial “Jair Rousseff”, quando a Folha cometeu a ignomínia de nivelar, equiparar, corresponder, fundir mesmo o sobrenome de uma torturada ao prenome do maior fã de torturador.

Naquele editorial, a Folha chega a dizer que Bolsonaro teve o “azar de suceder à petista a Dilma Rousseff” (na verdade, Bolsonaro sucedeu a Michel Temer).

Nesta semana, apareceu o editorial “Jair do Vigor”: segundo a Folha, o múltiplo genocida (dos ianomami, em Roraima; de brasileiros em geral, de norte a sul do país, em dobradinha com o SarS-Cov-2), de volta ao país e “opondo-se ao petismo”, pode dar “vigor” à política brasileira, desde que aprenda a portar-se à mesa.

Diante da repercussão negativa do editorial “Jair do Vigor”, a Folha mudou o final, o último parágrafo, sob a seguinte patuscada: “Por erro da Redação, foi publicada uma versão anterior deste editorial, com uma conclusão diferente da aprovada para a edição impressa. O texto foi corrigido”.

Mudou De:

“Opondo-se ao petismo, o bolsonarismo pode dar vigor à política brasileira – desde que abandone a violência, a atitude antidemocrática e a polarização irracional”.

Para:

“O bolsonarismo até poderia, se abandonasse a violência e o autoritarismo, liderar uma oposição saudável ao PT. Esse não é, infelizmente, o desfecho mais provável”.

Que grande diferença…

A Folha, caso abandonasse a especulação com a violação dos Direitos Humanos, com o fascismo, poderia liderar sabe-se lá o quê…

Apoie o Come Ananás com Google ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Esta é a chave Pix do Come Ananás:

pix@comeananas.news

* Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Participe da conversa

2 Comentários

  1. O que esperar da Folha de São Paulo, tendo ela sido entusiasmada colabora da necroditadura civil-militar?

Deixe um comentário

Deixe um comentário