No destaque, general-ministro Paulo Sergio Nogueira (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil).

O Brasil chegou neste ponto aqui, olha:

A menos de duas semanas do primeiro turno das eleições gerais de 2022, o Tribunal de Contas da União precisou enviar um ofício ao ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira, com o seguinte questionamento sobre a “apuração paralela” que os militares pretendem fazer dos votos digitados em 385 urnas eletrônicas:

“O objetivo é meramente comparar boletins de urna físicos com os resultados divulgados ou pretende-se extrapolar os resultados eleitorais amostrais para comparar com o resultado oficial da eleição?”.

Além dessa e de outras perguntas encaminhadas pelo TCU ao Ministério da Defesa, o tribunal quer saber ainda – é inacreditável, mas ninguém sabe a poucos dias da eleição – “qual a fundamentação para escolha do critério amostral utilizado”, e também se a “apuração paralela” será feita por militares em serviço.

O prazo de cinco dias dado pelo TCU para o Ministério da Defesa dar respostas sobre a “apuração paralela” terminaria nesta segunda-feira, 26. Terminaria: a Defesa pediu e o TCU esticou o prazo até a próxima sexta-feira, 30, antevéspera da eleição.

E o Brasil chegou neste ponto aqui, olha, parte 2:

A justificativa da Defesa para pedir a extensão do prazo para dar explicações ao TCU e ao país – nesta, digamos, quadra estranha da História – foi que o prazo inicial englobava o… fim de semana.

Como se caísse em dia útil a eleição sobre a qual as Forças Armadas já cansaram de dar avisos, no sinal codificado do ataque às urnas, de que vão trabalhar duro, no dia 2 de outubro, para tentar melar.

Apoie o Come Ananás com assinatura ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Estas são as chaves Pix do Come Ananás:

Celular
(24) 98828-1201
E-mail
pix@comeananas.news
CNPJ
43.651.012/0001-99

Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário