Na edição desta quinta-feira, 7, do jornal do autogolpe, Jair Bolsonaro mais uma vez anunciou que a tentativa de putsch virá antes, e não após as eleições – algo que tem escapado aos setores democráticos que vêm suando o blazer para arrancar de militares garantias de respeito ao resultado das urnas.

“Você sabe o que está em jogo, você sabe como você deve se preparar. Não para um novo Capitólio. Ninguém quer invadir nada. Mas para nós sabermos o que temos que fazer antes das eleições”, disse Bolsonaro na live presidencial desta quinta.

Numa quinta-feira passada, na edição do dia 5 de maio do jornal do autogolpe, Bolsonaro já tinha dado a senha, tanto do timing quanto da pedra angular, do factoide que servirá de pretexto para o tumulto anunciado: “deixo claro, adianto ao TSE: essa auditoria [das urnas eletrônicas por uma empresa contratada pelo PL] não vai ser feita após as eleições”.

Naquela feita, este Come Ananás publicou artigo intitulado “Não é que ele não aceitará o resultado. Ele não aceitará as eleições”.

De lá para cá, o ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira, só fez, só faz criar as condições para o putsch, com inúmeras provocações dirigidas ao TSE na forma de ofícios e manifestações públicas lançando suspeições sobre as “eleições de 2022 e posteriores”.

A mais recente foi na última quarta-feira, 6, quando o general, numa audiência na Câmara e diante dos comandantes das três Forças Armadas, chegou ao ponto de apresentar um episódio de clonagem do seu próprio cartão de crédito como evidência de que a urna eletrônica não é “imune a ataque” – uma espécie de terraplanismo cibernético.

Nesta sexta-feira, 8, o Estadão adianta qual será a próxima estocada no TSE: a Defesa prepara um novo ofício para requisitar ao tribunal incentivo a auditorias externas feitas por partidos.

Que surpresa…

Apoie o Come Ananás com Google ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Esta é a chave Pix do Come Ananás:

pix@comeananas.news

* Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário