Nesta quarta-feira, 21, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na sabatina do novo ministro do STF, senadores do PL afetaram escândalo com a proximidade de Cristiano Zanin com Lula: “e a independência do Judiciário?”, diziam, com níveis de razão cínica a níveis da radiação de Chernobyl.

Alguns dos senadores do PL que sabatinaram Zanin nesta linha são ex-ministros de Jair Bolsonaro, que passou quatro anos ameaçando ministros do STF e que indicou dois ministros do Supremo sob o critério de serem terrivelmente obedientes. Alguns desses senadores participaram da reunião ministerial de 22 de abril de 2020, na qual se falou em “botar esses vagabundos todos – os 11 ministros do STF, antes das indicações de Kassio Nunes Marques e André Mendonça – na cadeia”.

No momento em que Zanin era sabatinado, surgiu na imprensa a informação de que a cúpula do PL havia decidido em reunião ameaçar Nunes Marques e sua família na véspera do julgamento da inelegibilidade de Bolsonaro no TSE.

Nunes Marques vota, e a cúpula do PL teria decidido mandar o “recado” de que se votar contra Bolsonaro “ele vai ficar impedido de andar nas ruas, impedido de frequentar restaurantes com a família dele, dificuldade de pegar avião sem ser incomodado e vai ter uma avalanche de ataques nas redes sociais”.

Da reunião teria participado o próprio Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e o general Walter Souza Braga Netto.

Sendo verdade esse bilhete, trata-se de mais um general ameaçando um tribunal superior na véspera de um julgamento com nevrálgicos desdobramentos eleitorais, cinco anos depois de o general Eduardo Villas Bôas, então comandante do Exército, entrar de coturno do lawfare contra Lula ao ameaçar o STF horas antes de um julgamento que poderia pôr Lula nas eleições de 2018.

Quando o general Villas Bôas mandou, via Twitter, um “recado” a Rosa Weber, que seria o fiel da balança e tinha o voto estava indefinido, outro general, Paulo Chagas, respondeu ao tuíte dizendo que tinha “a espada ao lado, a sela equipada, o cavalo trabalhado”. Agora, a imprensa dá conta de que a cúpula do Pl ameaça Nunes Marques com “a espada do bolsonarismo”.

No Brasil, se um juizeco de primeira instância espirra e um Zé Ninguém não diz “saúde”, arrisca terminar como o morador de rua que teve mãos e pés amarrados pela polícia de São Paulo. A notórios golpistas, porém, tudo está autorizado, e não é de hoje. Inclusive ameaçar, digamos, a saúde de juízes de tribunais superiores; inclusive seguir tentando golpear.

Apoie o Come Ananás com assinatura ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Estas são as chaves Pix do Come Ananás:

Celular
(24) 98828-1201
E-mail
pix@comeananas.news
CNPJ
43.651.012/0001-99

Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário