A Universidade Castelo Branco (UCB), com presença na Zona Oeste do Rio de Janeiro e polos em várias cidades fluminenses, fechou repentinamente nesta semana oito cursos de graduação, entre eles os de História, Serviço Social e Letras.

É mais uma universidade privada brasileira fechando cursos de ciências humanas na esteira da devastação utilitarista-gerencial-empreendedora, por mais que, no cenário do ensino superior brasileiro, a UCB não tenha relevância comparável à da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul.

Há poucos dias, e menos de um ano após a inauguração de uma pós em parceria com a Taurus Armas, a Unisinos fechou 12 dos seus 26 cursos de pós-graduação, entre eles os de Comunicação, História e Ciências Sociais.

Nesta sexta-feira, 29, duas alunas da UCB relataram à Rede Globo que a universidade ofereceu aos alunos dos cursos que estão sendo fechados uma “transferência assistida” para a Universidade Estácio de Sá, que desde o início do ano oferece o curso de empreendedorismo “Anitta Prepara”. A primeira aula teve o tema “inove e saia do quadrado”.

Na reportagem da Rede Globo, a repórter e as duas alunas da UCB ouvidas exercitaram a novilíngua neoliberal em seu esplendor, dizendo, no lugar de “fechados”, que os cursos foram “descontinuados”.

Apoie o Come Ananás com assinatura ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Estas são as chaves Pix do Come Ananás:

Celular
(24) 98828-1201
E-mail
pix@comeananas.news
CNPJ
43.651.012/0001-99

Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário