Faz três meses que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o encerramento de três ações de improbidade contra Arthur Lira.
Faz pouco mais de um mês que o mesmo Gilmar Mendes mandou suspender duas investigações contra o pai de Lira, Benedito de Lira, conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal de Alagoas.
Faz 20 dias que a primeira turma do STF decidiu voltar atrás e rejeitar, por unanimidade, uma denúncia de corrupção contra Arthur Lira, quatro anos depois de o próprio STF aceitá-la – e de mantê-la, todo este tempo, quietinha na gaveta. O caso é escabroso e o envolvimento de Lira é escancarado.
Nesta segunda-feira, 26, Arthur Lira não está no Brasil. Lira está em Lisboa, Portugal, participando como convidado de um evento privado organizado por Gilmar Mendes e aformoseado pelo ministro da primeira turma do STF Luis Roberto Barroso e pelo relator do caso escabroso, André Mendonça.
O nome Arthur aparece apenas uma vez no programa do XI Fórum Jurídico de Lisboa, só para a mesa de abertura do evento, da qual participou também, na manhã desta segunda, o dono do piquenique, o mesmo que acabou de livrar o presidente da Câmara de três ações e, papai Lira, de duas.
O nome Arthur apareceu mais vezes, 11, em uma lista de pagamentos encontrada com o operador do esquema de fraude com os kits robótica em Alagoas, Luciano Cavalcante, ao lado de valores que somam R$ 650 mil. Luciano é assessor de Lira.
Por causa disso, por 11 motivos de mais um escancarado envolvimento de Arthur em desvio de dinheiro público, faz poucas horas que a Polícia Federal remeteu o caso dos kits robótica à instância adequada para conduzir casos de pessoas com prerrogativa de foro – o Supremo Tribunal Federal.
Mas que ninguém se afobe. Na egrégia corte em que um ministro já recorreu a seus conhecimentos de MMA para livrar Lira da acusação de surrar a ex-mulher, algum outro excelentíssimo, talvez o mesmo, há de trazer à baila que já faz muitos anos que o nome Arthur é um dos mais populares nomes de bebês do estado de Alagoas.