O Exército Brasileiro também adquiriu de uma organização religiosa do Paraná uma cartilha de “sabedoria transformadora da Bíblia” intitulada “Pão Diário”, a mesma que a Polícia Rodoviária Federal distribuiu entre seus agentes a título de “assistência espiritual”, como relevou na semana passada a Globo News. O Ministério Público abriu investigação sobre o uso da cartilha na PRF.

A “edição militar” da cartilha, segundo seu fabricante – a organização Ministério Pão Diário, com sede em Curitiba -, é um livro de devocionais para “momentos diários de reflexão sobre os valores cristãos encontrados na sabedoria transformadora da Bíblia”, com “palavras que fortalecem e revigoram o ânimo e a confiança no poder que vem do alto para enfrentar os desafios do dia a dia”.

“São 365 meditações de encorajamento com artigos voltados especialmente à vida no Exército”, diz ainda o Ministério Pão Diário.

Come Ananás identificou no portal da Transparência da Controladoria-Geral da União a aquisição, feita no ano passado, de um lote da cartilha “Pão Diário – Edição Militar: Exército” feita pelo Comando do Exército, e tendo como unidade gestora a 1ª Brigada de Infantaria da Selva, no âmbito do plano orçamentário da “Ação humanitária para pessoas em situação de vulnerabilidade advindas da Venezuela”, conhecida como Operação Acolhida.

Sob dispensa de licitação, o Exército comprou o livro de devocionais a título de “material educacional e cultural”. O detalhamento da compra no Portal da Transparência não informa quantos exemplares foram adquiridos. Porém, o valor de empenho dividido pelo preço de venda da cartilha (R$ 12,90) indica a aquisição de cerca de 900 unidades do Pão Diário.

Detalhamento de gasto da compra de um lote da cartilha “Pão Diário – Edição Militar” pelo Comando do Exército.

Em um texto não datado publicado no site do Ministério Pão Diário, a entidade comemora presença em “mais de 20 quartéis do exército, da polícia e bombeiros em PR, SC, SP e RJ, e também em bases aéreas”.

O Ministério Pão Diário tem uma edição militar do livro de devocionais voltada especificamente para a Força Aérea.

Para apresentar a versão castrense do livro, o Ministério Pão Diário costuma citar os versículos 1 e 2 do Salmo 144: “Bendito seja o Senhor, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e, os dedos, para a guerra”.

Apoie o Come Ananás com Google ou Pix

Fortaleça a imprensa democrática brasileira.

FAÇA UMA ASSINATURA de apoio ao jornalismo do Come Ananás. Mensal ou anual, via Google. Cancele quando quiser. Você também pode fazer uma contribuição única.

OU FAÇA UM PIX de apoio ao Come Ananás, de qualquer valor. Toda contribuição é importante. Esta é a chave Pix do Come Ananás:

pix@comeananas.news

* Assinantes antigos podem gerenciar suas assinaturas de apoio na área do assinante ou no portal do cliente da Stripe.

Deixe um comentário

Deixe um comentário